2.28.2009

Short movie| Juryoku

WOW BOTANICA



"A collaboration work with the fashion designer Yoshio Kubo. With the theme of "Dead Flower", this renders the world of dead flowers with pressed flowers that are inorganic but have unique colors and textures."

WOW TENSPACE

"The space between the number on count-up. That space is what we consider as time itself.We creates that time of the space as an image into the three dimension world.Eleven of "IKEBANAS" are created as three dimension object and arranged into the vast space.The camera sequentially cathes those works like being thrown into the flow of time one by one."

2.19.2009

Cinema | O Surrealismo de Luís Buñuel

A propósito de uma discusão pertinente sobre o acontecimento do surrealismo no cinema, foi.me apresentado o cineasta Luís Buñuel. Aqui fica uma síntese do trabalho do autor, (os diálogos podem.se tornar um pouquinho aborrecidos, mas vale a pena ver a apresentação, clarifica bem o propósito e o conteúdo ).





Belle de Jour_starring Catherine Deneuve_France, 1966


(...)Em Belle de Jour, o carácter onírico dos filmes de Buñuel acentua-se a um ponto limite. Nunca sabemos bem quando Séverine está a sonhar, a recordar ou a viver, a ambiguidade que começa no início (genérico com a carruagem e os obcecantes guizos da banda sonora) e se mantém até ao fim, quando Pierre se levanta aparentemente curado e se repete a imagem inicial (só que, nesse último plano, os cocheiros conduzem uma carruagem vazia).

Tudo começa e tudo acaba numa tarde de Outono, num parque, com folhas caídas pelo chão. Na banda sonora ouvimos o barulho da carruagem e uns guizos que não são muito plausíveis. No inicio da sequência, existe uma conversa banal do casal burguês com referências implícitas à frigidez de Séverine (mais uma vez, é tentadora a aproximação com o mundo de Hitchcock e com a frígida Marnie). A “belle de nuit” transforma-se então em “belle de jour”, gata borralheira ao contrário. Na sucessão das espantosas personagens que entram naquela casa, uma há que ganha relevo especial: o professor masoquista, com a sua assombrosa metamorfose, perante o qual Séverine é incapaz de representar um papel que, fundamentalmente, é seu.

Aqui se resume a suprema astúcia de Buñuel: coloca-nos na posição e na perversão de Séverine, sempre querendo ver mais, sempre nos sendo frustrada a visão. A tal confusão entre o real e o imaginário provém desse mesmo, “catecismo do travesti”, para usar uma expressão de Camoli. Se nunca sabemos bem onde estamos, se nos perdemos nas máscaras, é porque o nosso desejo é semelhante ao de Séverine, com ela apagando quando a luz se faz na sala, os traços comprometedores da obscuridade. (...)

Le.iti


2.16.2009

Architecture | Zaha overview: Seoul


O projecto apresentado por Zaha Hadid ganhou o primeiro lugar no Concurso Internacional para a 'Dongdaemun world Complex Park & Design', realizada pelo Governo Metropolitano de Seul, em Abril de 2007.

Segundo o júri, o projecto incorpora preocupações históricas, culturais e económicas de significados importantes para o conceito proposto em concurso. Zaha apelidou a sua proposta de "Metonymic Landscape"e ganhou o concurso "especialmente porque o seu trabalho revelou uma grande harmonia entre a natureza e arquitectura, preocupações consistentes nos pontos de vista da concepção", disse o professor Jonathan Barnett, chefe do membro da comissão do júri.
O Governo de Seul convidou oito ateliers mundialmente famosos para transformar o estádio Dongdaemun e os seus arredores num parque de grande escala, e construir um modelo complexo para impulsionar as indústrias locais moda e do design.


O Complexo projecto está programado para ser concluído em março de 2010.








Le.iti

2.12.2009

I .m sorry.

Para todos os que pediram novidades no último mês, as minhas desculpas! Esta época intermédia de exames ocupa-me o tempo todo disponível, e o que resta aproveito para poder fugir um pouco da rotina e partir em descoberta! Assim que voltar, prometo actualizar o blog com novidades fresquinhas! Beijinhos e abraços!


Le.iti