12.19.2008

Interview about peace | I Met The Walrus

Em 1969, Jerry Levitan um 'beatlemaníaco'armado apenas com o seu enorme gravador transportável, esgueirou-se até ao quarto de hotel de John Lenon em Toronto e convenceu-o a prestar uma declaração sobre a 'Paz'. O que resultou foi uma interessante 'conversa de café' , que o mantém firme, com toda a sua descontracção característica, enquanto líder de um movimento cultural que se auto intitula de 'peace lovers'. Trinta e oito anos mais tarde, Jerry produziu este belíssimo filme animado com essa mesma entrevista. É simplesmente maravilhoso, com um grafismo brilhante que oferece uma fantasia fantástica a todas essas palavras que já por elas tem tanto poder. Consiste numa narrativa visual, em que o realizador Johs Raskin, e o ilustrador digtal Alex Kurina criam esta obra fantástica para que as palavras de John Lenon continuem a permanecer intemporais. E porque esta é uma altura de dar e amar ainda mais, eu peço-vos um minuto de reflexão. Vale a pena pedir.. Feliz Natal a Todos!

Le.iti

12.15.2008

Elogio ao egoísmo puro.

Deixa-me falar de ti. Dessa vontade crescente que recorre a atenções constantes do teu eu. Uns dizem que o egoísmo é feio, outros dizem que é mau, outros dizem até que é passageiro e oferecem-te uma palmadinha nas costas, sem respostas, apressados a mudar a conversa que já se torna demasiado embaraçosa para ser continuada. Mas eu continuo-te a pedir: deixa-me falar de ti. Olha-me nos olhos e deixa-me ver esse teu Eu vazio. Tão vazio como uma árvore plantada no meio de uma praia. E agora? Corre, foge em circulos com a esperança da indiferença que escorre das palmas das tuas mãos e que te denuncia como a janela denuncia o amanhecer. Continua porque te dá jeito, porque somos colegas e estamos mesmo aqui ao lado. Porque nos damos bem e não nos chateamos muito, porque faz sentido, porque é mais barato, porque sofremos de uma variante psico-sócio-bio-ecológica de camaradagem! Eu quero fazer o elogio ao teu egoismo puro, egoismo cego, egoismo estúpido, egoismo doente, ao único egoismo verdadeiro que tens, ao egoismo amiguicída! Chega de conversas, chega de compreensões, chega de conveniências de serviço. Chega de pessoas embrutecidas, cobardes e comodistas, chega de umbigos grandes e nauseabundos. Chega de incapacidade de um gesto largo, raça de 'telefonomaníacos' e 'sulfólicos' de bar, bananóides de compromissos, amiguicídas. Um elogio a ti, e ao centro largo, profundo e escuro do teu 'Eu'.


Le.iti.

12.13.2008

Fashion Gift1 | Benjamin Shun Lai Ng


SchoolRoyal College of Art, London.

Le.iti





Fashion Gift 2 | David Dooley

SchoolRoyal College of Art, London

Le.iti

Music | Cocorosie




Maravilhoso. CocoRosie é uma dupla meia-americana, meia-francesa, formada pelas irmãs Sierra Rose Casady e Bianca Leilani Casady, que toca indie rock, indie eletrónico ou "dream pop". Inicialmente fizeram um álbum de hip hop sob a alcunha de Word to the Crow, apenas alguns dias antes do primeiro álbum de CocoRosie, La Maison de Mon Rêve.
É um pouco já antigo este 'Harniet Paradise' , mas é uma das músicas que não me canso de ouvir, pela sua simplicidade, sensiblidade, e beleza instrumental. É deveras inspirador criar uma bela composição a partir de qualquer objecto inanimado que nos rodeia. Brilhante!

12.11.2008

Fashion | Kansas Project, 'Hong Kong Shoe Boutique'

Réplica do par original usado por Judy Garland



1.Costume National 2. 'hi-tech heels' Marni 3 .'strappy sandals' Stella McCartney 4. Giuseppe Zanotti
5. Alexander McQueen 6. Christian Louboutin


É já no próximo ano que se celebra o 70º aniversário do "Feiticeiro de Oz", e para celebrar as aventuras da menina perdida proveniente da cidade do Kansas, a 'Hong Kong Shoe boutique', em conjunto com a Warner Bros decidiram criar o desafio dirigido aos 'top world's leading fashion designers' (passo a citação) , para a criação de um novo conceito para um belo par de' ruby slipers'. A apresentação dos projectos vai decorrer em Nova York, em Bryant Park este ano durante a New York Fashion Week, onde designers como: Roger Vivier, Christian Louboutin, Oscar de la Renta e Manolo Blahnik apresentam as suas interpretações dos famosos sapatos vermelhos para uma Dorothy comtemporânea.
Para Hong Kong, é tambem uma introdução fresca de 'coutouriers' incluindo: Azzedine Alaia, Bruno Frisoni, Alexander McQueen, Erickson Beamon, Giuseppe Zanotti and Pierre Hardy, onde fica bem enaltecida a diversão que esta criação proporcionou! Quer seja pelos 'Marni's hi-tech heels', ou os 'strappy sandals' de Stella McCartney, ou as 'sparkly ballet pumps' de Azzedine Alaia's , as criações são uma verdadeira homenagem a personagem lendária do filme!
No final da exposição, todas as criações, incluindo a réplica do original par usado pela Judy Garland, vão ser leiloados e os seus ganhos doados para caridade.
Le.iti

12.10.2008

Lisboa | LX Factory.





A Antiga unidade industrial de Alcântara foi transformada em ilha criativa, pela ocupação de empresas e profissionais de áreas artísticas, criando naqueles 23 mil metros quadrados a LX Factory, uma ilha onde impera a criatividade. Este espaço em Alcântara está englobado no plano Alcântara XXI da Câmara Municipal de Lisboa, mas o processo está a demorar mais tempo do que previsto e para nao suceder outro espaço residual na cidade, em que o abandono impera, foi (re)criado este espaço de intervenção. A LX Factory foi criada pela MainSide para gerir os 23 mil metros quadrados comprados à Gráfica Mirandela, enquanto a autarquia não finalizar o projecto de renovação da zona de Alcântara. A sua divulgação principal, deveu-se subretudo ao albergue da exposição de Peter Zumthor, uma admirável colectânea de maquetes, videos e desenhos do autor impressionantes; Contudo, a LX é por si só um espaço que desperta a curiosidade e irreverência pela sua efemeridade.É um projecto temporário e os edifícios não permitiram grandes intervenções, apenas pequenos apontamentos, o que leva a que seje direccionado para as áreas criativas,para pessoas que consigam conviver com o espaço tal como ele está, e com a sua fantasia e mistério inerente, já que estes terrenos e edifícios marcam-se pela diferença, pela história que têm.Neste momento funcionam na LX Factory cerca de 30 empresas, entre agências de publicidade, uma revista de moda, ateliers de design e arquitectura, uma empresa que trabalha com jogos de computador, outra que comercializa material para montagem de exposições, músicos e um fotógrafo. Em breve, muda-se para um dos pisos do edifício principal, um dos primeiros exemplos da arquitectura do ferro em Portugal, e uma escola de dança.
A Lx Factory já serviu também de palco para uma peça dos alunos do Chapitô, para um encontro de designers e concertos, eu própria já experenciei durante algumas horas a magia daquele lugar inerente nde o contraste evidente nos remete para um lugar mais sublime que a nossa interpretação!
le.iti

12.01.2008

Coop Himmelb(l)au


Hot Flat.city apartment















“Não queremos uma arquitectura que exclua o inquietante. Queremos que a arquitetura tenha mais”,é assim que se manifestava a equipa austríaca em 1980, quase uma década antes da sua inclusão na exposição Deconstructivist Architecture, organizada por Philip Johnson. A interpretação em termos arquitectónicos do conceito de Jacques Derridá "desconstrução" proporcionou a estes arquitectos um método de desenho para a experimentação com a criação de novas formas em cuja profundidade ideológica subjazia, em seus inícios, um maior respeito pela atitude dos Rolling Stones do que pelos mestres históricos e intocáveis da arquitetura. Mais além do Desconstrutivismo, a arquitectura de Coop Himmelb(l)au – aclamando por uma “arquitectura que sangre, que fadigue, que se retorça e inclusive se rompa. Que ilumine, que provoque, que rasgue, e que sob pressão se tencione” – afirmam a importância crucial da arquitectura como agente activo de uma nova filosofia para o planejamento urbano contemporâneo que, simultaneamente, seja também um modo de resistência contra a instrumentalização da profissão de arquitecto.
“O espaço já não está pré-ordenado (se é que alguma vez esteve), mas adquire a sua entidade como resultado dos campos de forças que forma a união das figuras, formando a base de um urbanismo vigoroso”. O conceito do desenho proposto por Coop Himmelb(l)au é paradigmático desta convicção sobre a capacidade da arquitectura em criar o espaço público mediante uma arquitectura de formas radicalmente expressionistas que aspira gerar espaços baseados na tensão exsudada pela intensidade destas.





le.iti

Indeed!

Get Lifted


Meditar uma obra antes de a fazer. Desconstruir uma conclusão e uma vontade para a deveras saber construir. Agora é tempo. Get Lifted.